Ter feedback de seus clientes é muito importante, pois são eles quem destacam seus pontos fortes e fracos. Quanto mais dados você coleta, mais decisões você pode tomar para melhorar os serviços ou produtos de sua empresa. Além disso, você pode utilizar as informações coletadas para otimizar suas campanhas de marketing e converter seus futuros clientes em verdadeiros clientes. Criar uma pesquisa de satisfação pode influenciar muito o sucesso de seus negócios e projetos a longo prazo.
Conseguir feedback é fácil, especialmente quando você usa um software de pesquisa online para criar, divulgar e analisar os resultados de sua pesquisa. No entanto, há algumas regras que devem ser seguidas. É recomendável limitar o número de perguntas a 10. Quanto mais perguntas você fizer, maior será a taxa de desistência. Além disso, as perguntas devem ser claras e precisas para que os entrevistados lhe tragam dados concretos.
Logo, é essencial escolher cuidadosamente as perguntas que você deseja fazer, assim como limitar o número de perguntas em seu questionário.
Aqui estão as principais perguntas a serem feitas em uma pesquisa de satisfação.
>> Crie um questionário de satisfação com a Drag’n Survey, clique aqui
Entenda como seus clientes utilizam o serviço/produto
A primeira coisa que você precisa avaliar é como seus clientes utilizam seus produtos ou serviços. O objetivo é determinar quais aspectos são satisfatórios ou não. Isso também vai te ajudar a entender como seus clientes utilizam seus serviços/produtos. Além disso, os dados coletados também podem te ajudar a encontrar novas estratégias de vendas.
Algumas das perguntas que são recomendadas são:
1. Com que frequência você utiliza nosso produto/serviço?
2. O produto te ajuda a atingir seus objetivos?
3. O que você mais gosta em nosso produto/serviço?
4. Se você pudesse melhorar alguma coisa, o que seria?
Conheça os dados demográficos de seus clientes
Embora esta seja uma informação básica, ela também é essencial. Os dados demográficos mostram quem está usando seu produto/serviço e fornecem informações úteis para as equipes de marketing e vendas. Por exemplo, as informações coletadas podem ajudar a reduzir custos e melhorar as taxas de conversão.
Abaixo estão quatro perguntas que você deve fazer:
5. Quantos anos você tem? (Você também pode sugerir faixas etárias)
6. Onde você mora?
7. Qual é a renda da sua família? (Você também pode agrupar as faixas de renda)
8. Qual é a sua profissão?
Integrar escalas de classificação/satisfação
As escalas têm um papel importante na determinação do estado emocional dos entrevistados. Eles estão muito satisfeitos, satisfeitos ou muito insatisfeitos com suas interações com sua marca? Além disso, este tipo de pergunta é muito fácil de ser usada e analisada.
Você pode usar uma escala de classificação de 1 a 10, ou algo semelhante. Você também pode usar uma escala descritiva que inclui termos como « satisfeito », « não gosto », etc.
É recomendado não incluir uma opção de resposta « sem opinião ». Isto tende a enviesar os dados em favor da falta de opinião. Uma pesquisa de satisfação tem como objetivo conseguir entender o grau de satisfação dos participantes para que você possa, então, implementar planos de ação e ganhar participação no mercado.
Alguns exemplos de perguntas:
9. Em uma escala de 1 a 10, de 1 – extremamente insatisfeito a 10 – extremamente satisfeito, como você classificaria a [característica] de nosso produto?
10. Em uma escala de 0 a 10, de 0 – extremamente improvável a 10 – extremamente provável, você nos recomendaria a seus amigos ou familiares?
Use perguntas abertas
As perguntas abertas permitem que os respondentes escrevam suas próprias respostas. Elas são mais difíceis de analisar, mas podem ser uma mina de ouro em termos de dados e conhecimento de seus clientes.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas abertas:
11. Você pode descrever sua opinião sobre nossa marca?
12. Existe uma maneira de melhorar sua experiência quando você vem ao nosso escritório ou loja?
13. Qual é a sua maior preocupação em relação ao nosso produto?
14. Há algo que nosso pessoal possa fazer melhor?
Conclusão
Quando se trata de analisar a satisfação do cliente, fazer uma pesquisa é uma ótima maneira de obter os dados de que você precisa. O problema é que você só tem um máximo de dez perguntas para coletar todos os dados necessários.
Portanto, suas perguntas devem ser cuidadosamente escolhidas. As 14 perguntas apresentadas no artigo te ajudarão a ser o mais eficaz possível.
Ler mais artigos:
Como fazer um estudo quantitativo? clique aqui
Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
Quais são as diferenças entre os estudos qualitativo e quantitativo? clique aqui
5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online, clique aqui
7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
Leia o artigo:
Polonês – pytania ankiety satysfakcji, clique aqui
Inglês – satisfaction survey questions, clique aqui
Francês – questions questionnaire de satisfaction, clique aqui
Alemão – 14 Fragen für Ihre Kundenzufriedenheitsumfrage, clique aqui